Manual do Detalhe Automovel


 - Lavagem:

 

A lavagem é talvez a etapa mais importante no que respeita à manutenção e boa conservação do exterior do veículo.

Para começar, vou mencionar os métodos de lavagem a evitar a todo o custo. São eles a lavagem em estações automáticas de rolos (vulgo Car-Wash) e a lavagem manual usando uma vassoura ou escova. Ambos os métodos são extremamente agressivos para a pintura, causando um desgaste permaturo e um acomular de micro-riscos que rapidamente arruinarão o brilho original.


A lavagem ideal será efectuada com o auxílio de uma luva de lavagem de lã de ovelha

 

 

Devemos utilizar um shampoo de qualidade e o mais neutro possível, de forma a que seja minimamente eficaz na remoção da camada de sujidade e ao mesmo tempo não seja excessivamente agressivo para a pintura e eventual camada de cera protectora que possua. 
Alguns exemplos de shampoos indicados: Sonax Shampoo, Sonax Gloss Shampoo, 1Z Raindance, 1Z Glanz-Shampoo, Carlack Shampoo, Meguiars Mirror Glaze 62 e ainda, em último caso o popular TurtleWax Zip Wax Shampoo, e muitos outros

 

Evitar a todo o custo o uso de detergentes de loiça, diluentes e outros solventes poderosos que além de removeram a camada protectora da pintura a longo prazo danificam e oxidam a camada de verniz.


Durante a lavagem manual deve-se utilizar um balde de dupla secção ou dois baldes. Como todos já devem ter reparado, a água do balde fica "negra" após a lavagem. Com isto poderão já estar a danificar a pintura criando micro-riscos resultantes das areias contidas na água. Para evitar que isto suceda devem utilizar um recipiente só com água e outro com água e shampoo. Após a lavagem de uma secção do carro, passa-se por água a luva ou a esponja de forma a soltar a sujidade e resíduos e só posteriormente é que se passa na água limpa com shampoo.
Com este método evitam estar constantemente a trocar a água do balde.


Um método de lavagem passível de ser utilizado, especialmente por quem não possui condições para uma lavagem manual, é a chamadalavagem por jacto de pressão, como por exemplo no Elefante-Azul.
Procurar não aproximar em demasia a agulheta da pintura - devido às altas pressões, e ter o cuidado de remover por completo o shampoo durante a fase de enxaguamento.
Não é o método ideal, mas é de longe preferível aos métodos evitáveis que mencionei no início.

 

- Secagem:

Deve ser feita com panos ou toalha(s) de microfibras de qualidade, material com alta capacidade absorvente e completamente inofensivo para a pintura.
Existem no mercado do CarCare toalhas de microfibras Weave-Waffle (WW) de alta capacidade absorvente, sendo ideais para a secagem total do carro.

 

 

A secagem é uma etapa imprescindível de forma a que não fiquem marcas de água na pintura.

Atençao: Evitar o uso de "camurças", já que a grande maioria implementa severos micro-riscos, salvo raras excepções - é melhor jogar pelo seguro.
Alguns panos de algodão e flanela poderão ser usados com relativa segurança, têm no entanto uma fraca capacidade absorvente.


Seguimento de etapas durante a Lavagem:

1- Enxaguamento inicial com água corrente de modo a remover todas as areias e maior sujidade
2- Lavagem das jantes e rodas (e cavas das rodas se quiserem)
3- Lavagem da carroçaria
4- Enxaguamento final
5- Secagem


Notas Importantes:

- A lavagem deve ser feita o quanto possível com o carro frio e à sombra, de modo a retardar a rápida secagem e consequente aparecimento de manchas e marcas de água.

- Deve-se efectuar a lavagem por secções, começando das mais altas (tecto, seguido de capot e vidros) para as mais baixas e consequentemente mais sujas - laterais inferiores das portas e pára-choques, no fim.

 

Remoçao de Swirl´s - Guia Rapido

Guia rapido para os principios basicos para retirar ou esconder os tao receados swirl´s,tanto á mão como á maquina,o Guia cobre ambos.

Pinturas com Camada de Verniz
Vou focar-me nas pinturas modernas com camada de verniz,maioria dos carros vem com este tipo de pintura.

Se olharem para para a foto abaixo irao ver três camadas na estrutura do automovel,A camada Base (Primário),a camada de Tinta,a camada de verniz.

Se por exemplo terem um risco fundo na pintura,irao ver uma cor diferente da cor original,isto quer dizer que o risco ultrapassou a camada da tinta e chegou á camada Base (Primario) e ai nem um polimento mecanico irá remover o risco,é precisso encher o risco com tinta e verniz,depois lixar,e depois polir,mas isto é historia para outro guia.

O que são Swirl´s ?
Se olharem para o vosso carro debaixo de uma luz forte,por exemplo ao Sol,as vezes irão ver riscos muito finos na pintura.Podem ser muitos,como se alguem tivesse posto multiplas teias de aranha em cima da pintura.
Aqui podem ver algumas fotos de como é o aspecto dos Swirl´s.

 

Estes minusculos riscos estao captando a luz,que escondem a cor que tem por baixo e não se vê,Isto tira uma cor profunda e verdadeira á pintura.Na imagem em baixo é mostrado um exemplo de Swirl´s na camada de Verniz.

 

 As pontas afiadas dos Swirl´s estao captando a luz solar e estao direcionadas até aos nossos olhos,assim vê-se a luz solar ao longo do swirl e não a cor da pintura,por isso é que estas marcas sao facilmente detectadas em luzes fortes - Luz do Sol,Projectores de halogenio,projectores das bombas de gasolina,estes verdadeiramente mostram as marcas!


De onde vem os Swirl´s ?
Swirl´s podem ser feitos numa pintura por variadissimos meios,e as más noticias são que é praticamente impossivel evitar Swirl´s numa pintura,Contudo,podem ser evitados assim como outras coisas,motivados por:

Tecnicas erradas na lavagem - Lavar o carro com esponjas que arrastem a sujidade ao longo do carro entre a superficie da esponja e a pintura acaba por riscar.Lavagens automaticas provocam este mesmo arrastamento mas em grande escala provocando riscos/swirls na pintura,ambos devem ser evitados ao maximo.

Usar Toalhas/Panos erradas - Usando as toalhas/panos de baixa qualidade irao criar ainda mais Swirl´s na pintura sem ser precisso haver sujidade a ser arrastada,a propria má qualidade do pano risca.

Contudo,nem tudo está perdido quando os Swirl´s aparecem,é possivel escode-los (á mão) e remove-los por completo com um polimento mecanico...

Encher (esconder) Swirl´s - Recomenda-se para trabalhar á mão

Um metodo para ficar livre de Swirl´s é basicamente encher completamente os Swirl´s (um pouco como um creme anti-rugas!)de modo a que os "buracos" e as pontas afiadas não sejam captados pela luz.Este metodo é preferivel para ser usado á mão porque nao necessita do enorme esforço para quebrar um produto (Polimento mecanico mais abaixo),e á mão com este metodo teremos melhores resultados.

Em baixo uma imagem mostrando um Swirl preenchido.

 Isto pode ser atingido utilizando produtos tais como Cleansers(Polish´s de limpeza com poder de preenchimento),Glazes e alguns selantes que contenham Filler´s,Quando aplicado um cleanser,trabalhar bem o produto na pintura para encher os swirl´s e estejam preparados para repetir a aplicaçao se mais Filler´s forem necessarios para encher.Alguns produtos que contem Filler´s,mais existem muitos mais! :


Meguiars NXT Tech Wax
Meguiars #21 Sealent
Menzerna Finishing Touch Glaze
P21S Gloss Enhancing Paintwork Cleanser
Pinnacle Paintwork Cleansing Lotion

Para esconder Swirl´s á mão usando esta tecnica,uma recomendaçao generalizada sobre como deverao fazer:

1. Cleansers (Polish de limpeza com poder de preenchimento) - Trabalhe-no bem na pintura com media pressão e remover imediatamente da superficie - Trabalhar em pequenas areas de cada vez (2" por 2"),repetir a aplicaçao se necessario.Exemplo de produtos a usar aqui são :
-Meguiars Deep Crystal,Paint Cleaner; P21S Gloss Enhancing Paintwork Cleanser; Pinnacle Painwork Cleansing Lotion. Estes cleaners tambem ajudam a remover oxidaçao.

2.Glaze´s e Selantes - Pode ser feito num passo ou dois,Glazes irao aprofundar e molhar o brilho e muitos irao preencher e esconder os Swirl´s.Os Selantes irao proteger o brilho e selam os filler´s porque podem desaparecer muito facilmente.Para cores claras eu acho que o Clearkote Vanilla Moose Wax Hand Glaze trabalha muito bem,seguindo com o selante Poorboys EX-P.Aplicar primeiro o Clearcoar em movimentos circulares com media pressão,depois acabar com movimentos verticais.Trabalhar em pequenas areas de cada vez e remover os excessos de seguida.Para o PoorBoys EX-P aplicar em toda a pintura e deixar ficar 1 hora para curar e depois remover.Para cores escuras prefiro o passo unico da Meguiars NXT Tech Wax que é uma combinaçao de Glaze/Selante.

3.Opcionalmente,para finalizar a "cereja em cima do bolo",uma Cera Pura,a escolha é muito vasta nas ceras,mas um bom ponto de partida para cores claras será a PoorBoys Natty´s,e para cores escuras PoorBoys Blue.

Encher (esconder) Swirl´s resulta num curto espaco de tempo,a desvantagem é quando os Filler´s comecam e desaparecer como mostrado em baixo:

 

 

Os Swirl´s comecam a aparecer,o que requer encher outra vez para voltar a esconde-los,e este processo vai e vai e vai...A mão este é o metodo mais certo para esconder Swirl´s,mas podemos fazer melhor á maquina...

 

Remover Swirls – recomenda-se o uso de polidora

Há uma solução de longa duração para remover os swirls, que envolve a remoção de uma camada fina do verniz, desde a zona com swirls até uma zona “limpa”. Este procedimento necessita de um/vários polish e uma grande quantidade de calor para alcançar esta zona swirl free, sendo neste caso recomendado o uso de polidora, embora possamos atingir os mesmos resultados polindo à mão numa zona muito limitada desde que se tenha muita paciência e força. Vamo-nos concentrar no polimento mecânico.

De forma a remover esta camada de verniz danificada como está demonstrada no diagrama:

 

necessitamos de um polish de corte. Um polish de corte é uma substância liquida que tem em suspensão pequenas partículas afiadas que quando trabalhadas na pintura, desgastam a sua superfície. O liquido actua como um lubrificante que impede a danificação do verniz e os polishes são feitos de modo a que a pintura apenas receba uma quantidade mínima destas partículas afiadas, conhecidas como abrasivos,de modo a que a camada superficial da pintura permaneça lisa e que não se inflija alguns pequenos swirls. Muitos polishes modernos, tais como, Meguiars, Poorboys e Menzerna, têm menor quantidade de abrasivos o que permite que as partículas afiadas comecem maiores e vão reduzindo o seu tamanho à medida que são trabalhadas, cortando cada vez menos a camada de verniz. Resumindo, começam por remover agressivamente grandes quantidades de verniz e o acabamento é feito removendo uma fina camada de modo a que a superfície fique lisa e os swirls removidos como mostra a figura:

 

isto acontece automaticamente usando polishes de qualidade superior, à medida que são trabalhados com o auxílio da polidora, deste modo apenas é necessário deixar trabalhar o polish em contacto com a pintura até que este comece a secar (ou mesmo até começar a fazer algum pó). Para swirls mais profundos são utilizados polishes de alto poder de corte (mais conhecidos por compounds) em que algumas vezes as suas partículas afiadas podem deixar na pintura alguns swirls pouco profundos à medida que cortam o verniz. Através do uso de um polish de acabamento vamos cortar uma camada mais fina devido às suas partículas de menores dimensões, ficando com um aspecto limpo e mais brilhante. Por esta razão, alguns detailers começam por usar polishes de alto poder de corte fazendo o acabamento com polishes destinados a esta tarefa.

Os polishes são ordenados através do seu poder de corte. Na lista em baixo estão alguns polishes em ordem decrescente:

Menzerna Power Gloss Compound
Menzerna Intensive Polish; Poorboys SSR2.5; Meguiars #83
Menzerna Final Polish II; Poorboys SSR2
Meguiars #80; Pinnacle Swirl Remover
Poorboys SSR1; Pinnacle Advanced Finishing Polish

Estes são combinados com as esponjas de polimento usadas nas polidoras (por exemplo Porter Cable 7424). Polishes de maior poder de corte funcionam melhor em esponjas de corte, os polishes de corte médio em esponjas de polimento e os polishes de acabamento em esponjas de acabamento. (Amarela, Verde e Azul respectivamente no caso de usar esponjas da Edge). Além disso estão à disposição esponjas de 6’’ e 4’’ – as esponjas de 4’’ conseguem gerar mais calor quando usadas numa PC7424 tendo portanto mais poder de corte, eliminando melhor swirls mais profundos.

Para trabalhar o polish o método mais genérico é o seguinte: com a máquina desligada, espalhar um pouco de polish numa pequena área (aproximadamente 50x50 cm). Ligar a máquina numa velocidade baixa (velocidade 3 na PC) e com uma passagem rápida espalhar o polish um pouco mais, aumentar a velocidade (velocidade 5 na PC) e através de uma passagem lenta exercendo alguma pressão começamos a trabalhar o polish, voltar a aumentar a velocidade (velocidade 6 na PC) e através de várias passagens lentas com pressão média, trabalhar o polish até este começar a largar algum pó. Finalmente remover os resíduos com um pano microfibras.

Regras gerais do polimento mecânico

1- Trabalhar com o conjunto polish+esponja de menor corte possivel para o trabalho – exemplo: Meguiars #80 com esponja verde (Edge). No final examinar o resultado. Caso as marcas não desapareçam avançar para um conjunto de corte superior – exemplo Meguiars #80 com esponja laranja (Edge). Novamente examinar cuidadosamente e caso seja necessário avançar para um conjunto com poder de corte ainda maior – exemplo Meguiars #83 com esponja amarela (Edge). Caso o setup usado seja um de corte não esquecer de fazer o acabamento com um conjunto de corte baixo.

2- Pequenas manchas – em alguns carros existem algumas áreas em que a pintura tem swirls mais profundos em relação ao resto que se encontra menos danificada. Poderá usar-se localmente, uma combinação de grande poder de corte com o auxílio das esponjas de 4’’ e depois fazer a recuperação ao resto do veículo com um setup mais suave. Poderá fazer-se o acabamento a todo o veículo de uma só vez para garantir que o resultado é igual em todo ele.

3- A seguir à fase de polimento usar sempre um glaze para preencher alguns swirls e para dar mais profundidade e efeito molhado à pintura.

4- A seguir à fase de polimento e ao glaze aplicar um selante e/ou cera para proteger o acabamento

5- Como se pode ver pelos diagramas (sem escala), ao efectuar o polimento estamos a remover uma parte da camada da pintura e é uma coisa que terá de ser pensada quando for necessário – digamos entre seis meses a um ano, senão poderá dar-se o caso de remover totalmente a pintura se for polido todos os dias ou todas as semanas e portanto será necessária uma repintura para recuperar as zonas danificadas.

6- Swirls que podem ser removidos à maquina – passe o dedo pelo risco, se for possivel colocar a unha dentro do risco, este será muito fundo e dificilmente desaparecerá usando a máquina. Será necessário preencher com tinta, efectuar wet sanding e finalmente proceder ao polimento.

7- A Porter Cable 7424 é a polidora mais popular para iniciados devido à sua dupla acção que a torna 100% segura.

8- Em busca da perfeição – alguns swirls poderão ser mais fundos do que o normal e para remover todos eles seria necessário remover uma grande quantidade de verniz. Às vezes é melhor aprender a viver com estes swirls e saber que a pintura estará protegida por mais alguns anos.

Alguns polishes que funcionam bem são os listados abaixo e poderá misturar várias marcas de acordo com o seu gosto (desde que não sejam misturados os produtos). Algumas combos que apresentam bons resultados são as seguintes:

Poorboys SSR2.5 - Meguiars #80 - Meguiars #7 - Poorboys EX-P - P21S Wax
Menzerna IP - Menzerna FPII - Menzerna FTG - Menzerna FMJ Sealent
Poorboys SSR2.5 - Poorboys SSR1 - Poorboys EX-P - Poorboys Nattys

e muitos outros também, a melhor maneira de começar é arranjar um conjunto de produtos e ganhar experiência, procurar produtos que se goste e experimentar combos novas.

Os swirls desta pintura foram polidos usando a combo da menzerna referida em cima: